março 20, 2010

X-Knights na Costa Rica


Nada como um campo neutro. O campeonato de FMX, X-Knights, na Costa Rica pode ser considerado assim. É um evento que recebe tanto pilotos europeus quanto americanos, japoneses e os próprios latino americanos. Muito competitivo porém com clima amistoso os atletas competem o ciruito que já passou pelo Panamá e segue para o Chile, México e Guatemala.

A etapa rolou no último final de semana e consagrou mais uma vez o espanhol Danny Torres como vencedor. Ele que já foi campeão do circuito por três vezes inicia mais um ano a caminho do título, com sua segunda vitória consecutiva, já que ganhou no Panamá. O japonês veterano, Eigo Sato, ficou com a segunda colocação por mais uma vez. Sato tem 30 anos e é o mais velho atleta a brilhar no mundo do FMX. Já com terceiro lugar do pódio ficou o estreante Blake Williams.


O X-Knights surfiu em 2007 e tem se tornado um evento importante para pilotos profissionais. A novidade de 2010 é que o X-Knights passou a fazer parte do circuito internacional de Freestyle Motocross e com isso, deve atrair a cada ano mais competidores.

No ano passado o piloto Jeremy Lusk, infelizmente, sofreu um acidente durante a etapa da Costa Rica e acabou falecendo. O episódio fez com que essa etapa tivesse um caráter especial, cheia de homenagens e saudosismo.


Se você perguntar a algum piloto qual a pior parte de ser profisional de FMX, com certeza eles dirão que é a parte de transportar suas motos. Desmonta, embala, monta.... desembala, monta e ... voa.